terça-feira, 7 de maio de 2013

Águas do Paranoá ampliará abastecimento de água no DF



O Lago Paranoá, espelho d’água criado junto com a construção de Brasília para minimizar os efeitos da baixa umidade relativa do ar da capital federal, será aproveitado para abastecer de água cerca de 600 mil habitantes do Distrito Federal (DF). O empreendimento será realizado por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que investirá R$ 418 milhões no projeto.
 
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) analisou 20 possibilidades para solucionar a crescente demanda de consumo de água da população e a proposta de aproveitamento das águas do lago, selecionada pelo Ministério das Cidades em 2012, foi considerada a mais viável.  

“O empreendimento é estratégico para o abastecimento de água em Brasília e parte do entorno”, disse o coordenador geral de Saneamento do PAC, Gabriel Giacomolli. Ele explica que “o projeto está em fase de contratação da operação na Caixa Econômica e que, depois de aprovado, será licitado”.

A iniciativa envolve a captação da água do Paranoá, a construção de uma estação elevatória no Parque Ermida Dom Bosco, da estação de tratamento no Parque Bernardo Sayão, além de 44,5 km de tubulações para transportar a água. Também serão ampliados e erguidos nove reservatórios. Desse total, quatro são novos, e cinco passarão por reformas.
 

Com o perímetro de 110 Km, o Lago Paranoá atinge em alguns pontos 40 metros de profundidade. O estudo apontou que o lago pode fornecer uma ampliação na capacidade atual em 20%, 2,8 metros cúbicos por segundo, sem comprometer nenhuma das atividades já existentes, como lazer e geração de energia. 
 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário