sexta-feira, 28 de abril de 2023

Fórum Técnico Construindo Laços reuniu mais de 250 participantes em 12 palestras

O Sinduscon-DF promoveu, nos dias 27 e 28 de abril, a primeira edição do Fórum Técnico Construindo Laços. O evento contou com 12 palestras que abordaram inovações e soluções para o setor da construção civil

Foto: Pedro Santos.

O presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, foi o anfitrião do evento e agradeceu a presença dos participantes. "O fórum surgiu de uma demanda dos nossos associados por conteúdos técnicos", pontuou.

A primeira palestra da manhã ficou por conta da arquiteta Irina Aibara, que apresentou o tema "Laje nervurada e adequação às normas e acústica". A especialista trouxe ensaios para exemplificar a temática com análises da performance acústica para ruído de impacto; avaliação de desempenho acústico de sistema de piso; avaliação de isolação sonora de vedações horizontais quanto ao ruído aéreo e ainda com o ensaio da NBR 15575:3-2013 Edificações Habitacionais Desempenho Acústico em sistema de pisos.

Em seguida, o engenheiro civil Paulo Henrique apresentou o tema "Membranas Impermeabilizantes de alto desempenho". Paulo explicou, de forma aprofundada, o sistema de impermeabilizantes, mantas e as vantagens e desvantagens trazendo em detalhes as aplicações.

A terceira palestra ficou por conta do CEO da Perfilline, o engenheiro Getúlio Fonseca, com o tema "Produtividade e segurança em sistemas de fôrmas para paredes de concreto". O especialista apresentou os principais segmentos de atuação da empresa, bem como soluções para perfis metálicos especiais, fôrmas especiais, escoramentos metálicos, fôrmas metálicas e até mesmo componentes automotivos.

Com a palavra, o engenheiro civil e diretor da Saint-Gobain Nextera, Nelson Zanocelo Júnior, apresentou a palestra "Construções inovadoras com a utilização de sistemas de fachadas leves". Nelson apresentou os sistemas de fachadas leves e o sistema Nextera, que une o treinamento, suporte técnico, monitoramento de obra e logística facilitada para utilização das soluções modulares e pré-fabricadas. Ao final da palestra, o engenheiro civil sorteou alguns brindes para os participantes.

E finalizando as palestras da manhã, o tema "Juntas de dilatação - tipos de selantes: vantagens e desvantagens", foi apresentado pelo engenheiro civil e professor, Nielsen Alves. O professor detalhou os tipos de selantes e as adequações às normas ABNT como a NBR ISO 6927 e a NBR ISO 11600.

No fim da programação matutina os participantes puderam tirar suas dúvidas com os palestrantes.

Acústica, aquecimento, isolamento corta-fogo e ladrilhos hidráulicos foram os temas da tarde

A programação vespertina começou com o lançamento da cartilha "Alto desempenho acústico - Guia prático para redução de custos e edificação residencial", apresentado pela arquiteta Cândida Maciel. O guia apresenta como alcançar um desempenho acústico de qualidade, trazendo melhor performance e redução de custos na obra. A cartilha pode ser acessada no site da Síntese. A empresa sorteou, ainda, brindes para os participantes.

Seguindo a temática de acústica, foi a vez do tema "Ruído de impacto para piscinas e coberturas coletivas", apresentado pela arquiteta Fabiana Curado, que apresentou soluções de absorvedores sonoros e difusores sonoros, que reduzem o ruído de impacto de piscinas e coberturas. Ambos as categorias de produtos trazem vantagens como redução do entulho em obras, redução de tempo de obra e acompanhamento da execução com um responsável técnico registrado no CAU-DF.

Em seguida, foi a vez do engenheiro civil e analista de aplicações especiais da Rinnai, Fagner Fortini, apresentar a palestra "Soluções em aquecimento de água a gás". O arquiteto apresentou os tipos de aparelho, os afastamentos e as aplicações adotadas pela empresa nos sistemas a gás, todas de acordo com a norma NBR 13103:2020.

A quarta palestra ficou por conta do gerente de controle de qualidade da Ciplan, Luiz Carlos Ferracin, que tratou do "Cimento técnico e a redução da emissão de CO²". Luiz apresentou soluções com cimentos que trazem maior impermeabilidade, maior durabilidade, menos fissuras, que possuem maior estabilidade e trazem menos uso de combustível fósseis na fabricação.

Com a palavra, o diretor de investigação de incêndio do Corpo de Bombeiros Militar do DF, Wender Camico Costa, apresentou a palestra "Isolamento corta-fogo de shafts". O bombeiro detalhou como adequar a questão de isolamento à regulamentação técnica dos Bombeiros.

"Patologias de mantas e selantes" foi a palestra seguinte, apresentada pelo arquiteto e especialista em impermeabilização da Vedacit, Allan Araújo. O arquiteto falou sobre os custos de restauração de impermeabilização e as vantagens de se investir em produtos de alta qualidade que permitem uma melhor qualidade para a obra.

Por fim, o engenheiro civil e professor, Nielsen Alves, apresentou o tema "Ladrilhos hidráulicos para rampas de garagem: técnicas executivas". O engenheiro apresentou o histórico de utilização do ladrilho hidráulico, além das vantagens, desvantagens e aplicações de forma eficiente.

Ao final da programação de palestras os participantes puderam tirar suas dúvidas e debater a respeito das tecnologias e adequações. Em seguida, aconteceu o happy hour, que reuniu os participantes, palestrantes e patrocinadores em um bate-papo descontraído com muito networking.

Visitas técnicas

Na sexta-feira (28), pela manhã, foi realizada a programação de visitas técnicas que contou com a participação de 80 participantes que se dividiram para visitar 9 canteiros de obras e uma fábrica.

Os participantes visitaram canteiros da Faenge, Tecna Construtora, PauloOctavio Construtora, Apex Engenharia, Construtora Venâncio, City Engenharia, JC Gontijo e a Fábrica da SKS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário